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A revolução digital trouxe a tecnologia para dentro das nossas vidas de uma forma totalmente orgânica. Internet das coisas (IoT), Big data, Inteligência artificial, Machine Learning, Computação em nuvem, Realidade Virtual, Realidade aumentada… Coisas que até então só eram vistas como ficção-científica se tornaram realidade e, o mais importante, acessíveis. Mas há uma questão fundamental para o funcionamento dessas tecnologias: conectividade. Todas elas precisam estar online para funcionarem de forma eficiente e com sinergia, sendo uma das grandes questões que a tecnologia 5G já atende. Logo, não basta investir simplesmente em um sistema indoor de cobertura, é preciso investir em um sistema preparado para o amanhã.
O mercado como um todo gira em torno, essencialmente, da habilidade de responder às expectativas dos clientes e exceder os padrões de mercado para criar uma verdadeira experiência diferenciada. Quando esses critérios não são atendidos, a lealdade dos clientes pode sumir e os níveis de satisfação despencarem. Para se manter competitivo e garantir a lealdade, é preciso se dedicar em prover aos usuários as experiências que eles desejam, com os maiores níveis possíveis de comprometimento, criatividade e zelo.
Dentro do mercado de telecomunicações, soluções indoor dizem respeito a infraestruturas para conectividade à rede de telefonia móvel em ambientes fechados, como prédios, salões e centros de convenções, estádios, shoppings, hospitais, estações de trem e metrô, universidades, aeroportos etc.
Nesses ambientes, há barreiras físicas – paredes e objetos – dificultando ou bloqueando por completo o recebimento do sinal proveniente da rede de antenas externas de telefonia móvel. Como solução, é criado um sistema de distribuição interna e dedicada que se conecta à rede da operadora oferecendo cobertura de sinal de qualidade dentro de ambientes fechados. O nome dado à essa infraestrutura é DAS (do inglês, Distributed Antenna System).
Além disso a rede externa, ou outdoor, não é mais suficiente para atender a já elevada demanda por dados, menos ainda a demanda futura, que cresce e continuará crescendo exponencialmente. Cada vez mais as barreiras físicas e a crescente demanda por dados irão limitar a propagação e a qualidade do sinal de celular, demandando sistemas complementares para que as pessoas possam continuar conectadas. É preciso investir em uma solução atual e que também esteja preparada para o que está por vir. Mais uma vez, o DAS aparece como solução.
Hoje, a vida das pessoas gira em torno da tecnologia, seja no seu uso direto ou na melhoria da qualidade de vida por meio dela. Quando um usuário tem o seu primeiro contato com um estabelecimento, precisa encontrar uma experiência que está alinhada ao estilo de vida tecnológico que já está acostumado.
Empreendedores buscando aprimorar as métricas de satisfação dos clientes precisam se manter no topo das atuais tendências e identificar áreas de oportunidade para providenciar experiências memoráveis para aqueles que escolheram os seus negócios.
Estima-se, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que o Brasil já esteja próximo de completar a marca de 230 milhões de smartphones em uso. Some isso ao fato que, segundo relatório da Cisco, passamos 90% das nossas vidas em ambientes indoor e que, por conta disso, 80% de todo o tráfego de dados móveis também acontece em ambientes fechados.
A tecnologia móvel mudou a maneira como nós vivemos e trabalhamos, em um nível nunca antes visto. Estar online passou a ser um serviço essencial, assim como eletricidade ou água encanada. E, agora que se tornou um serviço de primeira necessidade, é esperado e cobrado pelo cliente. Garantir que ele se mantenha online passou a ser uma obrigação e uma responsabilidade das empresas.
Os tempos são outros. Não é mais permitido falar que a culpa pela falta de cobertura é por parte das operadoras de telefonia móvel: o usuário vê a conectividade dele como uma responsabilidade da empresa que quer tê-lo como cliente. Não oferecer isso para ele é o mesmo que oferecer um serviço inferior, uma experiência de consumo falha, e ele fará questão de compartilhar isso. Em tempos nos quais a presença online é fundamental para a rentabilidade do negócio, buscar uma solução é a resposta. Imagine clientes com má cobertura de celular dentro de um imóvel. Se for um hóspede de hotel, não conseguirá divulgar a boa experiência da hospedagem que está tendo.
Experiência do consumidor, também conhecida como CX, é definida pelas interações entre o consumidor e a empresa ao longo da sua relação comercial. Essas interações podem incluir percepção, descoberta, cultivo (da relação), recomendação, compra e serviço.
Em outras palavras: são as percepções do próprio cliente de como ele é tratado pela empresa/marca ao longo da sua jornada de compra. Essas percepções afetam o seu comportamento e constroem memórias e sentimentos para direcionar a sua lealdade.
Conhecer profundamente cada cliente é essencial para construir uma relação próxima que dura do dia que ele faz a primeira compra até ele se tornar um cliente regular (e além). Nenhum momento de interação pode ser negligenciado. Se você garantir que as interações que ele terá com o seu negócio serão suaves, agradáveis e com uma melhoria contínua, você irá conquistará a sua lealdade ou, caso contrário, estará direcionando o seu maior bem para a concorrência.
Todos os exemplos acima são reais e é muito possível que estejam acontecendo neste exato momento em vários lugares no mundo. Agora imagine dois cenários: um no qual todos conseguem se conectar facilmente à rede de dados móvel e obtém um ótimo sinal e outro no qual não há sinal ou ele está muito fraco, limitando toda a conectividade. Não há apenas a experiência negativa nos casos, mas também vendas e mídia espontânea que não irão acontecer, prejudicando profundamente vários empreendimentos.
O DAS é uma infraestrutura que se conecta com a rede das operadoras de telefonia móvel e, por meio de um sistema de pequenas antenas espalhadas pelo imóvel, leva sinal de qualidade para todos os espaços do empreendimento.
O DAS não é um sistema de repetição do sinal captado externamente. Muito pelo contrário! Optar por essa solução é ter um sistema com atendimento dedicado, dimensionado exclusivamente para garantir a melhor experiência de conectividade móvel e levando em conta fatores específicos de cada empreendimento como características arquitetônicas, fluxo e perfil dos usuários.
O DAS é indicado para empreendimentos que contam com grande fluxo de pessoas e cuja experiência de consumo dependa da conectividade.
São as unidades responsáveis pela geração de sinal vindo das operadoras e também a recepção de sinal, no caso, provenientes dos aparelhos móveis. As fontes de sinal tratam essas informações e fazem a interface com a rede na que usuários se conectam às aplicações e websites desejados, ou mesmo conectam as pessoas em chamadas telefônicas.
Em um sistema de cobertura dedicada ou conhecido também como sistema de antenas distribuído (DAS) o sinal que vem da fonte de sinal precisa ser aplicado de forma homogênea em todo a área que necessita de melhoria de cobertura, como um shopping. O nível de sinal vindo da fonte precisa ser igual em todos os pontos do shopping, dessa forma, o sinal que é transmitido em várias tecnologias e frequências e por várias operadoras precisam ser combinados para que haja apenas uma via única de transmissão e dessa via sejam espalhados pelo empreendimento.
Este sinal que foi combinado para uma única via de distribuição, necessita de um ponto de irradiação que é feito por meio de antenas. Em casos de uma cobertura dedicada, esta antena, que na realidade são micro antenas de telefonia móvel, têm necessidade de ser esteticamente harmonizada com o ambiente.
WiFi é o padrão quando o assunto é comunicação sem fio. Não há dúvidas quanto a isso. Entretanto, ele possui os seus pontos fracos.
Primeiro é o congestionamento. Com centenas de pessoas e funcionários conectados a uma única rede ao mesmo tempo, isso leva à sobrecarga, velocidade lenta e conexões consideradas não confiáveis.
Como quase todo mundo hoje em dia possui um plano pago com dados, por que não aliviar a sobrecarga e melhorar as questões de segurança, providenciando um melhor uso da própria rede de celular disponível?
Um segundo ponto é que, no caso de um problema com a rede WiFi, todo o empreendimento terá problemas no acesso, gerando um verdadeiro caos. Uma rede de celular boa se torna um backup para tais situações.
Isso sem contar o incômodo de fazer seu cliente solicitar a senha da rede de WiFi.
A melhor experiência para o consumidor é quando ele não precisa passar por uma transição para que obtenha conectividade e consiga manter a sua própria, tendo uma experiência fluida e contínua.
O DAS geralmente é oferecido pelas Neutral Hosts, empresas especialistas em infraestrutura de telecomunicações, como é o caso da QMC.
Essas empresas surgiram como uma resposta ao mercado. Durante a grande expansão da telefonia móvel, as operadoras eram responsáveis pela implementação da própria infraestrutura. Isso gerou um problema de que muitas torres de diferentes operadoras disputavam um mesmo espaço, gerando uma confusão arquitetônica, além do fato que era muito mais barato dividir uma mesma infraestrutura.
Além das questões apresentadas acima, há uma outra central: o core business das operadoras não é este. Elas estavam se desdobrando em uma nova frente, comprometendo a sua principal função, que é a de oferecer serviços de telefonia móvel para o público final.
É neste cenário que as Neutral Hosts ganham uma grande importância, a de especialistas em infraestruturas de telecomunicações, dando início a uma nova indústria com uma grande geração de valor.
A especialização em infraestrutura em telecomunicações deram às neutral hosts conhecimento e experiência ímpares no assunto:
Por ter nascido da necessidade das operadoras e também se relacionar constantemente com o mercado, as neutral hosts conseguem entender os dois mundos e pensar na melhor solução que leva em conta o interesse e benefícios de todos.
Por poder focar exclusivamente na construção de soluções em infraestrutura de telecomunicações, as neutral hosts se tornaram especialistas na área, desenvolvendo novas tecnologias e processos que contribuem para o avanço da qualidade do que é oferecido ao mercado.
Ao centralizar a estrutura necessária para que as operadoras consigam atender a uma área, as Neutral hosts conseguiram diminuir o valor necessário para que isso aconteça, barateando o valor do avanço.
Ao contar com uma Neutral Host não é necessário diferentes contatos com as diferentes operadoras. Elas servem como intermediários desse contato, facilitando todo o processo e também a velocidade de resposta em caso de manutenção.
A centralização também diminuiu a necessidade de espaço para infraestrutura, permitindo que ela cubra áreas cada vez maiores demandando cada vez menos espaço. Diminuição de impactos arquitetônicos e ambientais.
As Neutral Hosts são as maiores especialistas quando o assunto é infraestrutura de telecomunicações. Essa expertise, que até então só era oferecida para as operadoras por conta da evolução dos desafios do mercado, começou a ser oferecida também para as empresas, pois elas se tornaram um item vital em toda a cadeia de conectividade do usuário final.
Além de oferecer o que há de melhor em tecnologia e engenharia de infraestrutura em telecomunicações para o seu negócio, as Neutral Hosts também estão pensando no futuro. O 5G já é uma realidade e oferecer uma estrutura preparada para ele também é uma das capacidades da QMC.
É neste cenário que surge a QMC, uma multinacional latino-americana com um ativo de mais de 3.800 projetos instalados e em incorporação, entre eles diversos de cobertura indoor DAS.
O nosso conhecimento é demonstrado por meio da nossa equipe, que constrói projetos de soluções feitos sob medida para os mais diferentes segmentos do mercado.
é o fluxo de pessoas atendidas
antenas instaladas
A primeira etapa para qualquer sistema indoor na QMC é o desenho da solução. A QMC, por
meio de uma equipe composta por profissionais altamente qualificados, trabalha com
ferramentas próprias e as melhores ferramentas de mercado, buscando sempre identificar qual
solução é a mais adequada para seu empreendimento. A preocupação em elaborar o melhor projeto possível passa pela flexibilidade do nosso time em atender às necessidades de nossos clientes sem comprometer o nosso padrão de qualidade de sinal nos indicadores de cobertura, qualidade, e interferência – construindo sistemas que e são feitos para durar e estão preparados para o futuro.
O sucesso da implantação de um DAS começa pela qualidade dos equipamentos utilizados em nossos sistemas: 100% deles são adquiridos e homologados pela QMC. Além disso, temos uma equipe experiente e focada em resolver eventuais problemas de implementação. Por fim, somos verdadeiramente end-to-end: nossos canais de atendimento podem ser acionados em qualquer fase do projeto. Independente do tipo de empreendimento, sempre temos como premissa sanar todas as dúvidas técnicas e garantir o melhor relacionamento com nossos clientes.
A QMC não seria uma empresa com projetos end-to-end se não investisse fortemente em manutenção de seus sistemas: temos um cronograma de manutenções preventivas cumprido à risca e conosco é simples e fácil para realizar manutenções corretivas – assim garantimos que o sistema sempre esteja em perfeitas condições e prover a tranquilidade de que, caso haja qualquer imprevisto, nossos técnicos entrarão em ação para fazer a manutenção corretiva necessária. A QMC ainda conta com um NOC (Network Operations Center) de ponta que monitora toda a rede e todos os equipamentos QMC, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O NOC (Network Operations Center) conta com o que há de mais moderno em monitoramento remoto de sistemas, atuando em tempo real: caso haja qualquer tipo de anormalidade em nossa rede e/ou nossos equipamentos, o NOC notifica nosso time de campo para restabelecer o serviço, de acordo com o SLA de cada cliente. O NOC é responsável pela abertura de chamados e acompanhamento de tickets – desde sua abertura até seu fechamento.
Principais verticais que atuamos: shoppings, hotéis, hospitais, universidades, prédios comerciais e aeroportos.
Ele é ideal para grandes empreendimentos quando grande capacidade é exigida por conta do alto fluxo de pessoas, como em shoppings, hotéis, estádios, hospitais, aeroportos, campus universitários e centros de convenções. É uma infraestrutura facilmente adaptável para novas tecnologias como a tecnologia 5G, consegue ser projetada e implementada em empreendimentos de qualquer tamanho e permite o monitoramento remoto. O DAS ativo utiliza cabos de fibra óptica para distribuir o sinal de uma base – que reúne todos os sinais das operadoras em um só lugar – para antenas distribuídas por todo o imóvel.
O DAS Passivo utiliza componentes passivos (daí o nome) como cabos coaxiais, divisores (splitters) e diplexadores (diplexers) para distribuir o sinal através das antenas de baixa potência diretamente dos equipamentos de rádio das operadoras, sem que haja conversão de sinal de RF para ótico como no DAS ativo. É aplicável principalmente em empreendimentos menores e com menor fluxo de pessoas. Como vantagem do sistema passivo temos seu custo menor em relação a um sistema ativo, entretanto ele não é adaptável para tecnologias (5G) ou mudanças de layout e adições de áreas nos empreendimentos, não possibilita monitoramento remoto e não é recomendado para projetos grandes.
É a solução DAS dentro da C-Solutions QMC. Seja com o DAS ou o LITE DAS, quando aliado a uma solução centralizada, é possível gerar grande economia ao eliminar os custos de CAPEX e reduzir o OPEX.
A mesma qualidade do DAS QMC aliada à economia de uma C-Solution.
O Corp DAS é a solução customizada do DAS para a cobertura de apenas um ou mais pisos. Uma solução de instalação rápida e fácil, ideal para lajes corporativas e escritórios.
A QMC possui uma soluções de cobertura de qualidade não apenas para diferentes segmentos, mas também para diferentes tamanhos de área. Garanta um sinal de celular de qualidade em qualquer situação.
“A QMC foi a melhor escolha para fazer a implantação da infraestrutura DAS dentro do Shopping, com o objetivo de resolver nossos problemas de comunicação. Com um trabalho sem imprevistos, nossos clientes têm agora uma experiência muito melhor.”
Ricardo González
Gerente de ativos imobiliários do Grupo Éxito
“Temos que sempre trabalhar para melhorar a qualidade do serviço de hospitalidade para o cliente. Não queremos que o sinal de celular seja um problema, que faça com que o cliente deixe de escolher um destino ou outro. E a QMC nos ajudou a atingir esse objetivo.”
André Corcos
Diretor de Infraestrutura do Grupo Vila Galé
Apesar de complexa, a implementação de um projeto de DAS é feita para que haja o menor impacto para o empreendimento. As soluções DAS da QMC utilizam, na sua maioria, cabeamento de fibra, que é mais fino e leve, muito mais fácil de passar por estruturas, além de trabalharmos em horários alternativos para que o dia-a-dia dos nossos clientes seja preservado o máximo possível.
Outro ponto importante ainda nesse assunto, é a preocupação que temos para que a estrutura DAS não seja percebida pelos usuários, então as antenas devem respeitar o estilo arquitetônico do lugar, mesclando-se ao ambiente.
Não. No entanto, o DAS é um investimento em infraestrutura e, como tal, precisa sobreviver ao teste do tempo. Em outras palavras, ele precisa estar preparado para futuras evoluções, demandando poucas mudanças para isso. A QMC possui isso muito claro na sua essência, criando projetos que duram, além de oferecer para os clientes uma equipe de suporte 24 horas e um SLA de atendimento. Esse acompanhamento constante e proativo diminui tanto o surgimento de problemas técnicos quanto a necessidade de grandes manutenções.
Não. A QMC constrói sistema de antena para distribuir sinal de celular – voz e dados. Nenhum sinal de Wifi é transmitido pelas antenas da QMC.
Atualmente, os sinais transmitidos são o 2G (para voz) e o 3G, 4G e o 5G (para dados).
Também. As torres (gigantes) de celular ainda são muito importantes no ecossistema da conexão celular. No entanto, no caso de shoppings, hotéis e hospitais, por exemplo, as mais comuns utilizadas são bem menores e discretas. Elas, muitas vezes, ficam fixadas no forro ou no teto, acompanhando a estética da arquitetura. É importante ressaltar que os projetos de DAS da QMC sempre levam em conta a estética do estabelecimento, de forma que elas sejam o menos intrusivas possível.
Para que os usuários não sofram com queda de performance no sinal de celular e dados, é preciso ter um sistema indoor de antenas nos estabelecimentos. O sinal da torre de celular encontra dois problemas ao tentar se conectar com celulares que estão, por exemplo, dentro de um shopping:
O projeto de antenas sugerido pela QMC sempre passa pela antes de instalar passa por aprovação do empreendimento – a quantidade de antenas, sua localização e estética sempre são informadas. A QMC flexibiliza o máximo possível o projeto (desde que não comprometa a qualidade do sistema, e consequente satisfação dos usuários) para que elas se adequem à estética existente do estabelecimento.
É necessária ação na infraestrutura do estabelecimento, e na maioria das vezes utilizamos o teto para passar os cabos. No entanto, a equipe da QMC sempre respeita os horários do empreendimento. Por exemplo, para shoppings, fazemos o trabalho de madrugada, onde não há lojas funcionando e consumidores no ambiente. Em hotéis, que sempre têm hóspedes, procuramos o melhor horário para executar ações que envolvam barulho, para que tenha o menor impacto para o hotel. Para hospitais, o cuidado com pacientes é redobrado. Ou seja, a QMC se adequa a sua necessidade para minimizar os impactos para todos os envolvidos e não prejudicar as operações do dia a dia.
Não. Nossos sistemas são projetados para que todas as antenas estejam preparadas para receber sinal de diversas operadoras, similar ao sistema de um caixa eletrônico 24h.
As operadoras instalam equipamentos no sistema construído pela QMC (geralmente em uma sala específica dentro de cada empreendimento). De uma maneira simples, cada operadora espeta um cabo em nossa rede, e a partir deste momento o sinal é liberado no estabelecimento.
Não há custo para os estabelecimentos.
A QMC aluga sua infraestrutura construída para que as operadoras instalem seus equipamentos e possam utilizar nossas antenas.
A QMC é especializada no mercado de infraestrutura: construímos infra para 5 países, e temos parceria com todas as maiores operadoras locais. Todos os nossos sistemas são preparados para receber todas as operadoras, o que significa que não é necessário ter uma implantação por operadora.
A QMC faz toda a interface com as operadoras quando necessário, intermediando todo o processo desde o início, e sendo responsável por todas as manutenções necessárias. Imagine ter um problema na rede e ter que ligar para todas as operadoras para descobrir onde está o problema? Desta forma, você pode focar no seu core business, e não ter que gerenciar todo o relacionamento com as operadoras – além de receber um serviço de atendimento totalmente customizado.
A QMC é totalmente responsável pela manutenção e conservação da sala em que seus equipamentos estão instalados – inclusive pelo pagamento da energia elétrica.
Não. A QMC somente distribuiu o sinal, através da construção de sistemas que se conectam aos sistemas das operadoras de telefonia celular. A responsabilidade de segurança das informações é da sua operadora de escolha.