Case Vila Galé

O desafio de levar conectividade a lugares remotos

Vila Galé Cumbuco: o resort all inclusive mais sofisticado do Ceará

O hotel Vila Galé Cumbuco é um resort all inclusive  na Praia do Cumbuco, a 3 quilômetros ao norte do vilarejo. A praia Cumbuco pertence ao município de Caucaia, a apenas 30 km de Fortaleza, e a 47 km do aeroporto. 

O Resort conta com três restaurantes, três bares e o spa Satsanga, além de uma academia, campo de tênis e polidesportivo e Clube Nep para as crianças. 

Por falar em crianças, o resort conta com um Baunce e piscina infantil, onde os pequenos podem ter dias inesquecíveis.

Em resumo: o resort possui uma megaestrutura com atividades que agradam a todas as idades, durante o dia todo, e o melhor: de frente pra uma praia paradisíaca com água esverdeada e faixa larga de areia!

Grupo Vila Galé é um dos principais grupos hoteleiros portugueses e integra o ranking das 182 maiores empresas hoteleiras em nível mundial. Atualmente é responsável pela gestão de 36 unidades hoteleiras (27 em Portugal e 9 no Brasil), e conta com cerca de 3.200 funcionários.

Foto case vila gale qmc telecom

27mil

m2 de área coberta

73

antenas distribuídas

3

unidades remotas

Um problema no paraíso: a conectividade celular

Seguindo uma das principais características dos empreendimentos do grupo Vila Galé, o resort foi construído em uma área afastada das capitais. O grande objetivo foi o de fomentar novos negócios a partir da criação de uma nova “cidade”, que toma vida ao redor do resort, e que envolve, além dos turistas, centenas de funcionários e suas famílias.

Com o tempo e o desenvolvimento da região, novos negócios foram sendo feitos nas cidades próximas. O Grupo Vila Galé já se tornou conhecido por expandir e desenvolver as áreas que ocupam. Para isso, foi feito um trabalho de planejamento com as prefeituras para desenvolvimento de infraestruturas essenciais para funcionamento – e com as telecomunicações não foi diferente. Em 2014, quando o resort foi inaugurado, a infra de telecom era extremamente precária – apenas uma operadora de celular funcionava na região, e a qualidade da internet (seja de celular ou banda larga) era ruim. Até então não havia capilaridade o suficiente para que as operadoras chegassem até lá com soluções de fibra ótica.

A precariedade do sistema de telecom gerava problemas sérios para os hóspedes, que chegavam para passar férias no resort e tinham essa surpresa desagradável: o celular não pegava. O maior público do resort são clientes particulares que não podiam se dar ao luxo de, mesmo de férias, passar 15 dias completamente sem comunicação com suas empresas, familiares e amigos.  Além disso, muitos clientes corporativos não conseguiam utilizar a grande infraestrutura do resort para eventos, como convenções de vendas, lançamentos de produtos e diversas ações institucionais e comerciais, sem ter sinais de celular e de internet. Isso inviabilizava um importante segmento do mercado para o Vila Galé.

Com o acúmulo de reclamações dos clientes e dos funcionários (que também precisam se comunicar por dispositivos móveis dentro do resort, por ser um lugar muito grande), havia chegado a hora de encontrar a solução, e assim surgiu a parceria Vila Galé e QMC Telecom.

Primeiramente, o desenho da solução

O primeiro passo era desenhar a melhor solução possível para o principal problema do Vila Galé Cumbuco: o resort fica afastado de uma cidade grande, em uma espécie de vale (em uma cidade com grandes dunas) – o que significava que toda a geolocalização atrapalhava a propagação do sinal de telefonia celular.

A escolha por solução indoor acelerou o processo de implantação, pois a construção de uma torre, por exemplo, teria um impacto ambiental e estético muito elevado e demoraria muito para que o hotel começasse a sentir mudanças significativas na disponibilidade de conectividade.

Um dos grandes objetivos do empreendimento era que o hóspede, ao circular por qualquer dependências do resort, não tivesse uma recepção ruim do sinal, ou seja, que a qualidade fosse mantida independente do seu deslocamento.

Para isso, o time QMC assumiu o desafio de projetar um sistema indoor complexo, que cobrisse tanto os apartamentos, chalés e toda área externa: restaurantes, piscinas, kid’s club, lounge etc.

Para complicar ainda mais, todo o projeto teria que acontecer enquanto o resort estava em total funcionamento. Seria preciso atender todas as necessidades do Vila Galé Cumbuco de maneira eficiente, com respeito às necessidades dos hóspedes e com muito cuidado para não interferir na rotina de todos.

Um projeto único, assim como o Vila Galé Cumbuco

A cobertura indoor para hotéis é sempre muito desafiadora devido à necessidade de alinhamento e planejamento prévio em cada fase de implantação: a mesma deve ocorrer em paralelo às operações normais do Hotel, sem impactar a sensibilidade dos hóspedes – e o projeto do Vila Galé Cumbuco apresentou desafios únicos para o ambiente de cobertura para hotéis.

Neste caso em particular, as preocupações com os hóspedes e com as operações do Hotel se iniciaram já na fase de pré-projeto. Para obter a excelência perseguida como objetivo pela equipe técnica da QMC, é dada a mesma importância à fase de preparação e ao dimensionamento de RF.

Esta fase de preparação se refere ao dimensionamento e ao modelado 3D de todo o complexo hoteleiro, buscando replicar na ferramenta de predição o ambiente que encontraremos durante a implantação.

Case vila gale imagem 3d rf qmc telecom

Essa atenção aos detalhes foi necessária, pois, além da cobertura indoor, também foi preciso garantir a cobertura de toda a área externa do complexo hoteleiro utilizando o mesmo sistema de distribuição de antenas DAS.

Case vila gale imagem 3d cobertura celular qmc telecom

Resultado: maior conectividade no paraíso

Depois que os sistemas da QMC foram instalados e as operadoras foram ativadas, um novo momento se iniciou no resort.

A solução também ajudou a diminuir as reclamações do sinal de internet em geral: pelo fato do celular não funcionar, a única alternativa dos hóspedes era utilizar o wifi do local, que ficava sobrecarregado, além das várias áreas de sombra, o que não era difícil de acontecer em um resort de 100 mil m².

Outro ponto extremamente positivo: o impeditivo para negócios corporativos acontecerem no hotel simplesmente deixou de existir, e os eventos voltaram a encher o calendário do Vila Galé Cumbuco.

Com a palavra, o cliente:

Case vila gale foto andre corcos qmc telecom

Temos que, juntos, sempre trabalhar para melhorar a qualidade do serviço de hospitalidade para o cliente. Não queremos que o sinal de celular seja um problema, que faça com que o cliente deixe de escolher um destino ou outro. Ele deve escolher pela experiência que ele quer viver, e não por uma necessidade não atendida. E a QMC nos ajudou, através de acessibilidade, capilaridade, e flexibilidade, a atingir esse objetivo.”

André Corcos, Diretor de Infraestrutura do Grupo Vila Galé

Por que fazer seu DAS com a QMC

Não temos soluções que vem dentro de uma caixa

Planejamos, desenhamos e implementamos soluções específicas para cada cliente. Queremos entender o seu negócio e ver de que maneira podemos ajudar.

 

Temos os dois pés no futuro

Nossas soluções estão sempre se preparando para o amanhã

 

Somos verdadeiramente especialistas

Respiramos infraestrutura de telecom 24 horas por dia, todos os dias. Conhecemos o nosso mercado, e conseguimos negociar com os players envolvidos.

 

Somos obcecados em atender bem nossos clientes

Por isso, somos muito exigentes com relação à nossa velocidade de resposta e resolução de problemas.

 

Veja outros cases

Logo case viva barranquilla qmc telecom

Viva Barranquilla e QMC

Melhorando a experiência de compra do cliente, levando mais conectividade às lojas

 
Case sp qmc telecom

São Paulo Expo e QMC

Cobertura indoor para o principal destino de eventos da América Latina