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O Viva Barranquilla é um shopping localizado na cidade de Barranquilla, na Colômbia, com uma população de 1,2 milhão de habitantes. Barranquilla está localizada próximo ao Mar do Caribe, e é a maior cidade e o segundo porto na região norte da Costa do Caribe.
“Viva Malls” é a maior rede de shopping centers da Colômbia, respaldada por mais de 110 anos no ramo de varejo e 20 anos de expertise no ramo imobiliário.
A marca faz parte do “Grupo Êxito”, líder na Colômbia, e também está presente no Uruguai com as marcas Disco, Devotee e Géant Groups e, na Argentina com a marca Libertad. O grupo aposta na inovação como agente da evolução do varejo, e na transformação digital para garantir melhores experiências para o cliente.
O Viva Barranquilla possui muitas lojas de alto padrão, como Adidas, Diesel e Body Tech. O shopping recebe a visita de muitos turistas, que buscam uma ótima experiência de compra.
No entanto, a forma com que o shopping foi construída foi baseada em uma arquitetura tradicional, o que consiste em muitas áreas “fechadas”, com muitas barreiras físicas. Em conjunto à arquitetura do shopping, a experiência de compras omnichannel chegou às pessoas que visitavam o centro comercial: muitos clientes queriam verificar itens de uma loja em um aplicativo online, para depois ir até a loja física experimentá-lo, por exemplo.
As vendas online e a conexão com diferentes plataformas e aplicativos que permitiam a troca de informações imediatamente entre usuários, e ainda cupons de descontos exclusivos através desses canais, começaram a deixar muitos usuários ficassem frustrados com a falta de conectividade, e as operadoras locais estavam recebendo muitas reclamações dos clientes. E foi então que o Viva Barranquilla estabeleceu uma parceria com a QMC Telecom.
m2 de área coberta
antenas distribuídas
A estratégia de sucesso do mundo do varejo era bastante simples antes do surgimento da internet: tudo que as lojas precisavam fazer era investir em algum espaço publicitário. Ir ao shopping era uma das atividades mais divertidas para pessoas de todas as idades e classes sociais. No entanto, hoje os shoppings enfrentam muitos desafios, uma vez que os clientes podem encontrar basicamente qualquer coisa online e receber na porta da sua casa – o que afeta diretamente o fluxo e a frequência de visitantes dos shoppings.
Quando os visitantes locais – e principalmente os turistas – vão a um shopping, eles procuram uma ótima experiência de compra, e a conectividade desempenha um papel muito importante para que isso aconteça: poder ligar para seus amigos e familiares para que você possa encontrar com eles antes, durante ou depois da sua visita; compartilhar um item que você realmente gostou com alguém especial; publicar fotos e vídeos instragramáveis nas redes sociais; e ainda potencializar as possibilidades do omnichannel, como encontrar um item específico online e trazê-lo para o mundo offline – as possibilidades são infinitas!
Do ponto de vista do shopping, a conectividade é importante para coletar informações sobre os clientes para melhor entendê-los e atender às suas necessidades. Sem as informações adequadas, a administração não pode tomar decisões baseadas em dados sobre como melhorar seus negócios.
De acordo com o relatório “State of Retail Tech: Ahead in 2020”, do a CB Insights, as cinco áreas principais onde os shoppings usarão tecnologias de ruptura e big data são:
Nem é preciso dizer que todas essas frentes inovadoras precisam de conectividade de qualidade para funcionar. Mesmo que o shopping tenha um sistema Wi-Fi, o Wi-Fi sozinho não consegue lidar com todas as informações de dados – e depende do usuário se conectar à rede à sua escolha. O Wi-fi também apresenta limitações de segurança.
O Viva Barranquilla sabia que seus clientes precisavam ter acesso a todas os caminhos que a conectividade traz. Quando a QMC fez parceria com o shopping, nossas equipes de engenheiros fizeram um walk test para verificar os níveis de conectividade dentro do shopping e descobrimos que, devido a barreiras físicas, o sinal externo não conseguia penetrar nas paredes do shopping – o que exigia um sistema interno dedicado para que os usuários tivessem uma boa conectividade dentro do shopping – o que chamamos de DAS (Distributed Antenna Systems).
O principal desafio para este projeto foi projetar um sistema DAS que pudesse caber no orçamento da operadora, bem como fornecer conexões de qualidade para o usuário final.
Como muitos shoppings, o Vila Barranquila se preocupava em como a implantação do sistema interferiria na arquitetura do shopping. A equipe de especialistas da QMC foi capaz de acalmar essas preocupações ao mostrar para o Viva Barranquilla alguns dos outros sistemas que fizemos para outros clientes, e que também levam em consideração a preservação da estrutura e design já existentes: nossas antenas poderiam muito bem ser confundidas com um detector de fumaça ou uma câmera de segurança. Sempre levamos a estética do local muito a sério e trabalhamos duro para que nossas antenas se confundam com o teto.
O projeto foi desenvolvido como um Sistema DAS Passivo, composto por 4 setores que fornecem cobertura e capacidade ao shopping da seguinte forma:
A fase de construção foi muito tranquila: toda a construção decorreu nos tempos previstos, não ocorrendo interferências ou imprevistos. O trabalho foi muito limpo e nenhum problema foi registrado com nenhuma das marcas que ocupam o Shopping Center.
No primeiro mês terminamos os níveis 3 e 4 (onde ficam a praça de alimentação, a academia e o cinema) e no mês 2 passamos para os níveis 1 e 2 (que contam, principalmente, com lojas) e o estacionamento subterrâneo. Em menos de 3 meses tínhamos todo o shopping coberto.
A implantação do projeto foi desenvolvida em dias úteis das 22h às 7h, de domingo a sexta-feira. No sábado não houve atividades devido à grande ocupação dos restaurantes e do cinema.
Uma parte importante do projeto foram as reformas: como o shopping está constantemente mudando seu layout interno, o QMC fez alguns trabalhos proativamente após a conclusão da instalação, para garantir a qualidade do sinal wireless pelo qual o QMC é conhecido.
Antes da implantação do projeto, nosso cliente âncora (e as demais operadoras) estava praticamente sem serviço de sinal de celular no shopping. O nível médio do sinal RSCP para a tecnologia 3G foi -121 dBm e o nível médio do sinal RSRP para a tecnologia LTE foi -111 dBm. Para fins de contexto, o sinal de celular “bom” médio para a tecnologia 3G é RSCP maior que -85 dBm e para tecnologia LTE é RSRP maior que -95 dBm:
Após o comissionamento de nosso sistema, 99,98% das amostras RSRP para tecnologia LTE são maiores que -85 dBm, confirmando a excelência do serviço com a solução implementada:
Planejamos, desenhamos e implementamos soluções específicas para cada cliente. Queremos entender o seu negócio e ver de que maneira podemos ajudar.
Nossas soluções estão sempre se preparando para o amanhã
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Por isso, somos muito exigentes com relação à nossa velocidade de resposta e resolução de problemas.
Cobertura indoor para o principal destino de eventos da América Latina
O desafio de levar conectividade a lugares remotos, sem interferir no meio ambiente