O município de Porto Seguro forma, em conjunto a Santa Cruz Cabrália e Belmonte, a chamada Costa do Descobrimento, onde a esquadra portuguesa comandada por Pedro Alvares Cabral aportou pela primeira vez no Brasil, em 22 de abril de 1500. A região é uma das mais visitadas do nordeste brasileiro, tanto por turistas nacionais como estrangeiros. O público que frequenta as belas praias, pousadas, hotéis e resorts tem alta demanda por sinal de telefonia móvel de qualidade, durante todo o ano, especialmente os principais períodos de festas, como o Carnaval e o Réveillon.
No entanto, uma série de questões delicadas retardaram a implantação de infraestrutura de telecomunicações na região e, por consequência, a disponibilidade de uma boa conexão de celular. Na Costa do Descobrimento podem ser observadas marcas da primeira ocupação europeia no Brasil. Os centros históricos constituem as primeiras formações urbanas da colonização portuguesa, incluindo aldeias jesuítas fundadas no século XVI. Além disso, a região abriga oito reservas naturais e 23 áreas de proteção ambiental, com alguns dos maiores fragmentos contínuos remanescentes de Mata Atlântica, um dos ecossistemas tropicais mais ameaçados do planeta, e conta ainda com reservas indígenas onde vivem milhares de descendentes dos povos originários brasileiros.
Por sua relevância histórica, cultural e natural, a Costa do Descobrimento recebeu da UNESCO o título de Patrimônio Mundial, em dezembro de 1999, além de já estar sob os cuidados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), desde o ano de 1983. O IPHAN é a instituição governamental brasileira responsável pel pase inate proteca Coprodo desdo primento antira apua na consenaças
dos sítios históricos, no monitoramento das atividades turísticas e na gestão dos bens culturais presentes na região. Essas ações visam garantir a proteção e valorização desse importante patrimônio histórico brasileiro.
A região demandava, portanto, um projeto integrado que reunisse a preservação das características históricas e naturais e fosse passível de licenciamento junto aos órgãos municipais, ambientais e de patrimônio. A tarefa, então, transformou-se em um dos trabalhos mais desafiadores e longos já executados pela QMC no Brasil.