- R. Gomes de Carvalho, 1510
- Vila Olímpia, São Paulo
- SP, 04547-000
- +55 (11) 5171-6610
A cidade de São Paulo ocupa a 21ª posição do ranking das maiores economias do mundo, de acordo com dados do Banco Mundial, do IBGE e da Fundação Seade. Se você vem a capital paulista para um compromisso de negócios, difícil não passar pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, conhecida como local que reúne um conglomerado de empresas multinacionais, principalmente do setor tecnológico e financeiro. Entre eles, um empreendimento se destaca: o Pátio Victor Malzoni, maior edifício corporativo da avenida, que atualmente abriga grandes empresas globais.
Inaugurado em 2011, o edifício que recebe cerca de 132 mil pessoas por mês, enfrentava problemas de conectividade em todo o local – uma área de 167.693 m², com duas torres independentes, 20 pavimentos, 6 subsolos e lajes corporativas de até 5 mil m²-, como ligações interrompidas e velocidade lenta de internet.
Imagine estar em um elevador, chegando para uma reunião e não ter sinal para fazer uma pesquisa rápida sobre algum tema? Ou mesmo não conseguir se conectar para uma call importante para um fechamento de um contrato? Tempo é dinheiro – e pensar em perder dinheiro na capital econômica do país é motivo de pânico entre visitantes e locatários do local.
Para resolver este problema, o Pátio Malzoni precisava de uma solução de infraestrutura de telecomunicação indoor que suportasse o alto tráfego de dados. Por isso, o empreendimento fechou uma parceria com a QMC Telecom, que instalou um Sistema de Antenas Distribuídas (DAS) multioperador ativo, que cobriu 100% do edifício, incluindo áreas de escritórios comuns e privadas, além da área da garagem. As obras foram realizadas em menos de 2 meses e o trabalho é um dos maiores desenvolvido pela QMC Brasil.
O Pátio Victor Malzoni recebeu cerca de R$ 1,1 bilhão de investimento incluindo terreno, construção e aprovações das áreas comerciais. Esses aportes incluíram os desembolsos por parte do grupo Victor Malzoni e da Brookfield Incorporações, que comprou o terreno em parceria com o grupo, mas vendeu sua participação no projeto, em 2010, e ficou responsável apenas pela construção.
Área Coberta
Antenas distribuídas
Unidades remotas
Torres
Andares
Considerado um edifício verde, com projetos de eficiência energética, elétrica e hídrica, o empreendimento tem certificação LEED Core e Shell Prata, ou seja, significa que obedece a normas e práticas sustentáveis. Além disso, também foi criado sob o conceito Triple A ou (AAA), que se refere ao que há de melhor e mais moderno no setor corporativo, exigindo um nível máximo de qualidade quando se fala em sistemas prediais. Todos esses critérios foram cuidadosamente analisados pela QMC na hora de desenhar um projeto que atendesse todos os requisitos técnicos e arquitetônicos do local.
O sistema QMC no Pátio Victor Malzoni é um DAS Ativo, ou seja, um conjunto de elementos que distribuem a fonte de sinal das operadoras de celular por meio de Unidades Remotas conectadas por Fibra Óptica. Isso permite que o sinal fique mais próximo do usuário final, com a quantidade exata de potência através de uma infraestrutura horizontal de mais de 600 antenas em diferentes áreas do empreendimento.
As equipes de projeto e engenharia da QMC também se preocuparam em mostrar os benefícios de se instalar a solução para locatários do Pátio Malzoni – como ter maior conectividade no espaço, priorizando a área de cobertura, o design do local e a necessidade de cada condômino -, com o uso de antenas de baixo impacto visual, mas com grande capacidade. Todo o contato com condôminos e etapas do processo de instalação do DAS também foi acompanhado de perto pelo Pátio Malzoni, por meio de uma empresa que gerenciava serviços de telecomunicações no empreendimento.
O Pátio Malzoni é um dos maiores trabalhos executados pela QMC Brasil, visto que foi o primeiro prédio comercial a ter um uma solução de telecomunicação indoor em uma área tão importante para a capital paulista. Um aprendizado importante para as áreas de implementação e engenharia que conseguiram compreender a dinâmica e as especificidades de um empreendimento tão complexo. O resultado do trabalho foi o aumento de mais de 95% em conectividade no prédio.
O trabalho desenvolvido também abriu portas para a ampliação da infraestrutura para outros dois empreendimentos próximos ao Pátio Victor Malzoni: o JK 1455 e o Faria Lima Square. Isto só foi possível porque a QMC utilizou um sistema de C Solutions aplicado ao DAS, que é uma solução centralizada aplicada para otimizar a infraestrutura da operadora, ou seja, é uma extensão de rede de conexão que não compromete o DAS.
Para garantir que a infraestrutura opere sempre na melhor qualidade e capacidade possíveis, por meio de relatórios e dashboards, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, a QMC utiliza o NOC (Network Operation Center). Qualquer problema que foi identificado, o cliente também pode usá-lo para acionar a equipe QMC e resolver a falha rapidamente.
“Como qualquer projeto, as dificuldades aparecem e são resolvidas. O sinal de rede móvel funciona muito bem em qualquer parte do prédio, inclusive nos subsolos e até mesmo nos elevadores, lugares que até então não tinham rede. O atendimento da QMC foi muito bom, e no geral, a implementação transcorreu muito bem. Recomendaria a QMC Telecom para outros parceiros, sim. Estou satisfeito”, disse Fábio Sapiencia, Gerente Técnico do Edifício Pátio Victor Malzoni.