- R. Gomes de Carvalho, 1510
- Vila Olímpia, São Paulo
- SP, 04547-000
- +55 (11) 5171-6610
Quando se fala em Ilha, o que vem na sua mente? Praias, lagos, aves, fauna marinha e isolamento? Talvez a única palavra que você não pense seja conectividade. Porém, seja aonde for, ficar sem ela nos dias de hoje é quase impossível, implicando até mesmo na segurança do local. Este era o cenário da Ilha do Frade, uma área de Proteção Ambiental, que fica a poucos minutos de Vitória, no Espírito Santo.
Ligada por uma ponte à capital do estado, o acesso a esse paraíso de 423.278m² de extensão se dá pelo bairro Praia do Canto entre as praças dos Namorados e Desejos. Cercada por uma beleza natural, com pequenas faixas de areia e muitas pedras, é ocupada por grandes mansões e residências de luxo, por isso, é conhecida como ilha-bairro nobre de Vitória, considerada um dos metros quadrados mais caros da cidade.
Imagine estar em um lugar maravilhoso como esse e não conseguir falar com um familiar ou até mesmo com um cliente? Não poder registrar uma foto ou vídeo de um local que foi cenário do filme hollywoodiano “Open Road”, gravado em 2011 na Ilha do Frade, com os atores Andy Garcia e Camilla Belle? Definitivamente era necessário ter uma conexão de qualidade e uma infraestrutura que se adequasse às necessidades da Ilha e, principalmente, respeitasse o licenciamento ambiental.
Para aumentar a conectividade do local, a QMC Telecom, que atua há 13 anos no segmento de neutral hosts, implantou um sistema SLS (Street Level Solutions ou soluções no nível da Rua, em português). Na prática, basicamente são infraestruturas que ficam no mobiliário urbano como semáforos, pontes e lombadas, bancas de jornal, postes de luz e etc. Como possuem maior flexibilidade, elas conseguem entregar conectividade para áreas específicas e de forma concentrada e, desta forma, aumentam significativamente a qualidade percebida pelos usuários.
A solução SLS foi escolhida por tratar-se de um sistema que oferece excelente conectividade e não prejudica a identidade visual e arquitetura do lugar, visto que ficam escondidas dentro do ambiente. Por meio de estudos de viabilidade da área feitos pela equipe de engenharia QMC, foram instalados 4 pontos de distribuição ao longo da extensão na Ilha do Frade, o que cobriu todo o local, sem causar interferências espúrias em regiões vizinhas.
Dentre os aspectos positivos da instalação do sistema, que durou apenas alguns meses, estão inclusive a maior valorização dos imóveis, que ganharam maior velocidade para acessar a internet e fazer chamadas telefônicas de forma mais rápida e eficiente. Essas melhorias foram fundamentais para o aumento da segurança dos moradores do local, que em caso de alguma urgência poderiam acionar rapidamente ajuda.
Outro aspecto importante é que toda a estrutura implementada será utilizada para o 5G, próxima geração de redes móveis que irá revolucionar a forma como lidamos com a tecnologia hoje em dia. Ela permite que tenhamos tudo cada vez mais conectado, viabilizando conceitos como o de smart houses, por exemplo.
“A implementação da solução de QMC foi necessária, já que a conexão na região era péssima, foi a solução de um problema antigo. Todo processo negociação à execução feito com a QMC foi muito positivo, a empresa é um excelente parceiro e a equipe humanizou todas as tratativas”, disse Vinicius Louzada, administrador da Associação de Moradores da Ilha do Frade.