- R. Gomes de Carvalho, 1510
- Vila Olímpia, São Paulo
- SP, 04547-000
- +55 (11) 5171-6610
56 milhões de conexões via smartphones são esperadas na Colômbia até 2025, de acordo com o relatório Mobile Economy do GSMA. O país é o terceiro maior mercado da América Latina no segmento de tablets e celulares. Para suportar a alta demanda de dados, que deve vir a crescer com a iminente chegada do 5G, é necessário o investimento em infraestruturas de telecomunicações. O SLS (Street Level Solutions), soluções ao nível da rua, em português, é uma alternativa de rápida instalação que leva a capacidade da rede para perto dos pontos de consumo.
Segundo o Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicação da Colômbia, o país fechou o ano de 2021 com mais de 38 milhões de acessos móveis à internet, dos quais mais de 78% foram feitos por meio da rede móvel 4G. Para promover mais conexão e resolver problemas de capacidade e cobertura de dados, principalmente na densa capital Bogotá, a QMC Telecom instalou o SLS em 12 pontos estratégicos pela cidade.
O sistema SLS é formado por pequenas infraestruturas instaladas em mobiliário urbano (como semáforos, bancas de jornal e etc). A tecnologia, já preparada para o 5G, é utilizada essencialmente para densificação e melhoria da qualidade do sinal em locais de alta concentração de pessoas.
Desafios do projeto SLS em Bogotá
Solução da QMC para Bogotá
Conclusão: Melhoria expressiva da cobertura e qualidade de sinal na região
As medidas realizadas pela QMC após a ativação do sistema SLS em Bogotá comprovaram melhoria significativa obtida em praticamente todos os indicadores de qualidade de rede. Indicadores relacionados à cobertura (RSRP) tiveram melhorias de mais de 140% e indicadores de qualidade (RSRQ) e de throughput melhoraram 130% e 150% respectivamente, beneficiando a conexão de imóveis e usuários que trafegam diariamente pela região.
Com expertise em soluções disruptivas, a QMC possui equipes de engenharia, aquisição e implantação de rede altamente capacitadas para entregar resultados aptos às necessidades das operadoras.